1. Home
  2. Pesquisa Sobrenome
  3. Resultado da pesquisa
  4. Traços Heráldicos Bastos

Sobrenome: Bastos

Dossier: 601496
Tipo:Dossiês heráldicos
  • Se você comprar um de nossos documentos heráldicos uma nova análise precisa da pesquisa heráldica será realizada por um heráldico especialista e o documento será redigido em italiano ou inglês.
  • O brasão será verificado e, se necessário, redesenhado em estrita observância das regras heráldicas pelos nossos especialistas.
Língua do texto: Portugûes
Nobreza: Nobres
Nobres na:Portugal (Portugal)
O país ou região do dossiê refere-se principalmente aos locais onde a família foi atribuída à nobreza e podem ser diferentes daqueles de residência.

Dossiês heráldicos :
Bastos


Italiano  English  Español  Portugûes  Deutsch
Coroa de nobreza BastosProcede esta família de D. Gomes Viegas de Bastos, filho de D. Egas Gomes Barroso e de sua mulher, D. Urraca Vasques de Ambia, e foi o primeiro que tomou tal apelido por viver no concelho de Cabeceiras de Basto ,onde possuía muitas quintas que herdara de seu pai. Viveu D. Gomes Viegas em tempo dos Reis D. Afonso II, D. Sancho II e D. Afonso III,. Esteve com o embaixador Rui Gomes de Briteiros no Concílio de Leão, onde se depôs o Rei D. Sancho II e se nomeou governador do Reino seu irmão, no ano de 1245. Casou com D. Maior Rodrigues de Vasconcelos, filha de Rui Peres de Gandarei e de sua mulher, Teresa Vasques, de quem teve geração que continuou o apelido de Bastos. Fora do matrimónio teve, da filha de um escudeiro, D. Pedro Gomes Barroso, cuja descendência seguiu este apelido. Antigamente o apelido era Bastos, precedido da preposição do, mas em princípios do século XVII começou a transformar-se, primeiro pela preposição que passou a de e depois pela pluralização do nome. Assim os do Bastos tornaram-se em de Bastos ou simplesmente Bastos, pois hoje usam-no quase todos sem preposição. Não têm armas próprias, usando uns as dos Barrosos e outros as dos Bairros. ...

Compre um Documento Heráldico com o seu Brasão

Aviso Prévio:

  • Este texto é uma pequena prévia heráldica
  • Se você comprar um de nossos documentos heráldicos uma nova análise precisa da pesquisa heráldica será realizada por um heráldico especialista e o documento será redigido em italiano ou inglês.
  • O brasão será verificado e, se necessário, redesenhado em estrita observância das regras heráldicas pelos nossos especialistas.

Brasão Bastos

Brasão da família Bastos

1. Brasão da família: Bastos
Língua do texto: Portugûes

De vermelho, com cinco leões de azul, armados e lampassados de ouro, cada um carregado de três ou de duas faixas do mesmo.

Citado em "Armorial Lusitano - Anuário da Nobreza de Portugal".

Baixe brasão

Encomendar Documento Heráldico
Verba Volant, Scripta Manent
(As palavras voam, os escritos ficam)
Exemplos de documentos heráldicos
Compre agora um Documento Heráldico Profissional

Confie a história do seu nome de família aos profissionais da Heráldica

Compre um Documento

Pesquisa Sobrenome

Como fazer uma pesquisa heráldica preliminar

É possível fazer uma pesquisa preliminar em nosso arquivo. Cerca de 100.000 traços heráldicos, origens de sobrenomes e brasões estão disponíveis gratuitamente. Basta escrever o sobrenome desejado no formulário abaixo e pressionar Enter.



Notas legais

  1. Os Traços Heráldicos é um dossiê feito por um A.I. útil como ponto de partida para pesquisadores e heráldicos apaixonados e confirma que há informação para trabalhar e é possível encomendar um documento heráldico.
  2. As variações de sobrenomes são frequentes e derivam principalmente de atos involuntários, como erros de tradução ou inflexões dialetais, ou de atos voluntários, como tentativas de escapar da perseguição ou aquisição de títulos e propriedades de outras famílias
     
  3. Todo o conteúdo desta página é distribuído sob licença Creative Commons Attribution - Share Alike 3.0 Unported .