1. Home
  2. Pesquisa Sobrenome
  3. Resultado da pesquisa
  4. Origem do sobrenome Guimarães

Sobrenome: Guimarães

Dossier: 601969
Língua do texto: Portugûes
Nobreza: Senhores - Cavaleiros - Condes
Nobres na:Portugal


Pré-visualização heráldica da família :
Guimarães


Comprar

Coroa de nobreza GuimarãesApelido de origem toponímica, retirado da antiga vila, hoje Cidade de Guimarães.Já o Conde D. Pedro, filho del-Rei D.Dinis, no seu Livro de Linhagens, fala de algumas pessoas que se chamaram de Guimarães, entre elas dos filhos de D. Pedro Fromarigues, de Riba de Vizela, que se chamaram D. Paio Pires de Guimarães, D. Pedro Pires de Guimarães e D. Fernäo Pires de Guimarães, dos quais ficou geração. A generalidade dos nobiliários,contudo, deduzem este apelido a partir de Martinho de Guimarães, ou Martinho de Castro de Guimarães, Escrivão da Câmara do arcebispo D. Jorge da Costa, Tabelião-geral d'el-Rei, Comendador de Garfe e Juiz ordinário de Braga nos anos de 1494 e 1544. Ao longo dos séculos muitos foram os Guimarães que receberam Mercês como Foros de Nobreza ou Cartas de Brasão. Entre estas contam-se a concedidaem 12.8.1782 a António José Guimarães, do Porto; em 1788 ao Capitão Jerónimo Ribeiro de Guimarães, do Grão Pará, Brasil; em 23.9.1848 a António Alves de Sousa Guimarães, Vereador do Porto; em 10.6.1865 a António Luís Machado Guimarães; em 1846 a Luís de Castro Guimarães, e a muitos outros que deixaram ilustre descendência entre a qual se contam os Condes de Castro Guimarães, ou os Guimarães Serôdio, Condes de Sabrosa.Timbre: o leão do escudo. ...
Continua

Brasão Guimarães

Brasâo da família Guimarães

1° Brasâo da família Guimarães
Língua do texto: Portugûes

De prata, fretado de dez peças em banda e nove em contrabanda de negro, com pala de vermelho; e um leão de arminhos, armado e lampassado de azul, brocante sobre o todo.

Brasão da família Guimarães, fonte bibliográfica "Armorial Lusitano - Anuário da Nobreza de Portugal".

Comprar
Brasâo da família Guimarães

2° Brasâo da família Guimarães
Língua do texto: Portugûes


Brasão Guimarães do Portugal.

Comprar
Verba Volant, Scripta Manent
(As palavras voam, os escritos ficam)
Compre agora um Documento Heráldico Profissional

Não existe futuro sem um passado
Até o seu sobrenome pode passar a História

Compre um Documento

Pesquisa Sobrenome

Como fazer uma pesquisa heráldica preliminar

É possível fazer uma pesquisa preliminar em nosso arquivo. Cerca de 100.000 traços heráldicos, origens de sobrenomes e brasões estão disponíveis gratuitamente. Basta escrever o sobrenome desejado no formulário abaixo e pressionar Enter.


Loading...

Heraldrys Institute of Rome on Facebook

Notas legais

  1. Todo o conteúdo desta página é distribuído sob licença Creative Commons Attribution - Share Alike 3.0 Unported .

  2. Uma Traço heráldico é um ponto de partida para pesquisadores e ainda não foi revisada; um Pré-visualização heráldica da família é um dossiê com maior confiabilidade

  3. Para pedidos de correções, acréscimos ou publicações de informações heráldicas, escreva-nos um e-mail com o texto e a fonte bibliográfica ou histórica.

  4. O conteúdo mostrado não constitui atribuição de um título nobre e eles não atribuem relações de parentesco entre sobrenomes homônimos; os brasões expostos ou mencionados foram combinados com um apelido ou variante. Esta não é uma pesquisa genealógica.