1. Home
  2. Pesquisa Sobrenome
  3. Resultado da pesquisa
  4. Traços Heráldicos Serra

Sobrenome: Serra

Dossier: 602457
Tipo:Dossiês heráldicos
  • Se você comprar um de nossos documentos heráldicos uma nova análise precisa da pesquisa heráldica será realizada por um heráldico especialista e o documento será redigido em italiano ou inglês.
  • O brasão será verificado e, se necessário, redesenhado em estrita observância das regras heráldicas pelos nossos especialistas.
Língua do texto: Portugûes
Nobreza: Senhores - Família Nobre
Nobres na:Portugal (Espanha, França, Itália)
O país ou região do dossiê refere-se principalmente aos locais onde a família foi atribuída à nobreza e podem ser diferentes daqueles de residência.

Dossiês heráldicos :
Serra


Portugûes
Coroa de nobreza SerraApelido de origem geográfica, de que, em Portugal parece existirem diversas famílias, umas provenientes do próprio país, outra vindas de fora, pois com este nome as há na Espanha, na França, na Itália e na Sardenha. Uma das que se tornaram mais conhecidas e tiveram várias cartas de brasão de armas, por sucessão, foi a da região da Lousã, da qual saíram, como parece, os Serras do Grão-Pará. Outra família descende, por legítima varonia, de Álvaro da Serra, cavaleiro fidalgo das Casas d'el-Rei D. Manuel e D. João III, e de sua mulher D. Mécia Gorjão, com quem c. por escritura de 23.8.1508, sendo dotados com o Casal de Tiritana a 20.10.1513 (vinculado, a 29.10.1513, com propriedades na Roliça, Turcifal e Baleal). D. Mécia Gorjão era filha de Álvaro Annes Gorjão, escudeiro fidalgo e cavaleiro fidalgo, monteiro-mór de Óbidos e dos Coutos de Alcobaça, e de sua 2ª mulher D. Maria Annes (filha herd.ª de João Gonçalves e de Violante Afonso, srs. do Casal da Tiritana), e era irmã, entre outros, de João Gorjão, que teve carta de brazão de armas de Gorjão a 4.8.1501, e de Francisco Gorjão, juiz das cizas de Óbidos, c. c. D. Beatriz Henriques, com a qual instituiu, a 16.7.1554, a capela do Espírito Santo na Matriz de Roliça, que anexaram ao vínculo da quinta da Freiria (Casal da Tiritana), com obrigação de seu adm.or usar sempre o apelido de Gorjão, conforme se lê na lápide tumular que ainda ali se encontra. Álvaro da S. e sua mulher foram pais de Bernardo Gorjão da S., moço da Câmara. ...

Compre um Documento Heráldico com o seu Brasão

Aviso Prévio:

  • Este texto é uma pequena prévia heráldica
  • Se você comprar um de nossos documentos heráldicos uma nova análise precisa da pesquisa heráldica será realizada por um heráldico especialista e o documento será redigido em italiano ou inglês.
  • O brasão será verificado e, se necessário, redesenhado em estrita observância das regras heráldicas pelos nossos especialistas.

Brasão Serra

Brasão da família Serra

1. Brasão da família: Serra
Língua do texto: Portugûes

De vermelho, com um castelo de prata, sobre um monte de sua cor, o castelo ladeado de duas cabeças de serpe de verde, picadas de ouro, moventes dos flancos. Timbre: um braço vestido de vermelho, saindo em pala, com um pè de trigo de três espigas de ouro na mào.

Brasão da família Serra no Portugal, fonte bibliográfica "Armorial Lusitano - Anuário da Nobreza de Portugal".

Baixe brasão

Encomendar Documento Heráldico
Verba Volant, Scripta Manent
(As palavras voam, os escritos ficam)
Exemplos de documentos heráldicos
Compre agora um Documento Heráldico Profissional

Não existe futuro sem um passado
Até o seu sobrenome pode passar a História

Compre um Documento

Pesquisa Sobrenome

Como fazer uma pesquisa heráldica preliminar

É possível fazer uma pesquisa preliminar em nosso arquivo. Cerca de 100.000 traços heráldicos, origens de sobrenomes e brasões estão disponíveis gratuitamente. Basta escrever o sobrenome desejado no formulário abaixo e pressionar Enter.



Notas legais

  1. Os Traços Heráldicos é um dossiê feito por um A.I. útil como ponto de partida para pesquisadores e heráldicos apaixonados e confirma que há informação para trabalhar e é possível encomendar um documento heráldico.
  2. As variações de sobrenomes são frequentes e derivam principalmente de atos involuntários, como erros de tradução ou inflexões dialetais, ou de atos voluntários, como tentativas de escapar da perseguição ou aquisição de títulos e propriedades de outras famílias
     
  3. Todo o conteúdo desta página é distribuído sob licença Creative Commons Attribution - Share Alike 3.0 Unported .