1. Home
  2. Búsqueda apellido
  3. Resultados de la búsqueda
  4. Origen del apellido

Búsqueda apellido

Origen del apellido Vilas Boas, país de origen: Portugal

Nobleza: Senhores - Família Nobre
Rastro heráldico de la familia: Vilas Boas
Corona de la nobleza Vilas Boas
A pessoa mais antiga deste apelido que se conhece é João Anes de V. Boas, senhor da Torre de Airó, nas faldas do Monte de Airó, freguesia de S. Jorge de Airó, termo de Barcelos, e dos reguengos de Vilas Boas, fidalgo muito distinto do tempo de D. Afonso III, o qual no reinado de D. Dinis assinou uma procuração dos fidalgos de Riba Minho. Supõe-se que era descendente de Gonçalo Gil de Eiró, senhor da torre de Airó, a quem se refere o Conde D. Pedro no Livro das Linhagens. João Anes de V. Boas foi casado e pai de Fernão Anes de V. Boas, senhor da mesma torre, da quinta de V. Boas, em Airó, e dos reguengos de V. Boas, em Trás-os-Montes, Foi vassalo do Rei D. Dinis e do seu casamento deixou um filho por nome Diogo Fernandes de V. Boas, senhor da torre e quinta... Continuará

de Airó e dos reguengos de V. Boas. Perdeu todos os bens da coroa e reguengos por lhos tirar D. Pedro I em castigo da liberdade em que viviam os moradores das suas terras, cujos bens D. Fernando deu à casa dos Abreus de Regalados. Este Diogo Fernandes foi para Castela, onde serviu o Rei D. Pedro o Cru nas fronteiras de Granada e ali se portou com muito valor, pelo que dizem ganhou armas novas. Depois da morte do Rei veio para Portugal e viveu na sua quinta de Airó. Contraiu matrimónio com Briolanja de Araújo, filha de Vasco Rodrigues de Araújo e de sua mulher e neta paterna de outro de igual nome e de sua mulher, D. Leonor ou Maria Velho, filha de Pedro Anes Velho, mestre da Ordem de Sant'Iago em Portugal.


Comprar un documento heráldico de Vilas Boas

Para obtener más información o pregunta, por favor no dude contáctenos:

Escudo de la familia: Vilas Boas

Escudo de la familia Vilas Boas

1 Blasòn de la familia Vilas Boas

De prata, com uma cruz florenciada e vazia de negro, acompanhada de oito caldeiras do mesmo, com asas serpentiferas de verde, as caldeiras postas em orla.

Citado em "Armorial Lusitano - Anuário da Nobreza de Portugal".

Comprar Escudo de la familia

Heraldrys Institute of Rome on Facebook

Heraldrys Institute on Facebook
© 2016 - 2017 Heraldrys Institute of Rome

Social Network

Heraldrys Institute on Facebook