Na primeira metade do século XVI, esta família aparece em Cividale na pessoa de um certo D. Francesco quondam Girolamo Paciano, que foi criado tabelião em 1532 e abriu um liceu privado. Desde 1539 é pago pela comunidade com 90 ducados de salário por ano como professor público, cargo que ainda ocupava em 1559 (Provved. sopra feudi, envelope 493, Arquivo do Estado de Veneza). Bom poeta clássico, Francesco deixou-nos vinte e cinco fábulas em excelente latim que dedicou em 1526 ao administrador de Cividale, Lodovico Michiel. Ele também tinha fama de orador talentoso, e o município de Cividale, por ocasião da morte da nobre Reicinda Formentini abadessa de Santa Maria in Valle, delegou-lhe a recitação fúnebre. Alguém pensou em uma possível derivação do Cividalese Paciani de uma família homônima de Modena, representada em meados do século XVIII por um conde Cesare Paciani, que, segundo Liruti (Letterati del Friuli, IV, 154), ...
O brasão será verificado e, se necessário, redesenhado em estrita observância das regras heráldicas pelos nossos especialistas.
BrasãoPaciani
1. Brasão da família: Paciani
Língua do texto: Italiano
Semipartito e troncato: con la fascia partita di rosso e di argento sopra la troncatura: nel primo d'argento; nel secondo di rosso, alla colomba col ramoscello di olivo nel becco al naturale, attraversante sul primo e sul secondo punto; nel terzo d'azzurro a tre stelle (6) d'argento male ordinate.
É possível fazer uma pesquisa preliminar em nosso arquivo. Cerca de 100.000 traços heráldicos, origens de sobrenomes e brasões estão disponíveis gratuitamente. Basta escrever o sobrenome desejado no formulário abaixo e pressionar Enter.
Notas legais
Os Traços Heráldicos é um dossiê feito por um A.I. útil como ponto de partida para pesquisadores e heráldicos apaixonados e confirma que há informação para trabalhar e é possível encomendar um documento heráldico.
As variações de sobrenomes são frequentes e derivam principalmente de atos involuntários, como erros de tradução ou inflexões dialetais, ou de atos voluntários, como tentativas de escapar da perseguição ou aquisição de títulos e propriedades de outras famílias