Ilustre e antiga família genovesa, de clara e ancestral virtude, que se estendeu ao longo dos séculos em várias regiões da Itália. Segundo alguns estudiosos, teria se originado da cidade lombarda de mesmo nome, de onde teria se mudado para Gênova por volta de 1429. No entanto, há evidências de que os bergamos estiveram presentes na atual capital da Ligúria bem antes, encontrando entre outros um Giovanni de Bergamo , cidadão genovês em 1222, no dia 22 de novembro. Outros estudiosos, por outro lado, acreditam que a família se originou da ilha grega de Chia, de onde, porém, com maior probabilidade, eles se mudaram por motivos comerciais a partir da própria Gênova. Podemos, portanto, concluir que os Bergamos tomaram o nome da cidade de origem e que em várias ocasiões passaram para Gênova entre os séculos XIII e XV, para expandir seu comércio. De fato, a família deve sua fortuna à habilidade demonstrada na prática da arte da seda; na verdade, tinha vários imóveis perto do hospital Pammatone, onde havia muitas lavanderias e oficinas de artesãos têxteis. Em 1528, três representantes da família foram atribuídos ao Liber Civilitatis, Cosmo, Stefano e Francesco de Bergamo. No mesmo ano, conforme explica Crollalanza, foram também atribuídos ao hotel Doria. Dois membros da casa também eram anciãos: ... ... ...
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BrasãoBergamo
1. Brasão da família: Bergamo
Língua do texto: Italiano
Di rosso, al mastio d'argento, merlato, torricellato di tre pezzi pure merlati, equidistanti, aperto del campo e fondato sulla campagna di verde.
Stemma della famiglia Bergamo nobile in Genova, fonte: "Dizionario storico blasonico delle famiglie nobili e notabili italiane estinte e fiorenti" vol.I, pag. 119, compilato dal Comm. G.B. di Crollalanza, edito presso la direzione del giornale araldico, Pisa 1888.
Un monte di tre colli uscente dalla punta accompagnato da tre gigli ordinati in capo.
Blasone della famiglia Bergamo. Fonte bibliografica: "Raccolta di armi gentilizie di varie città e famiglie nobili d'Italia, parte solo tratteggiati a penna, e parte anche acquerellate" manoscritto conservato presso la Biblioteca Nazionale di Roma.
Di rosso, al mastio d'argento, merlato, torricellato di tre pezzi pure merlati aperto del campo e fondato sulla campagna di verde. Cimiero: un aquila di nero coronata d'oro.
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