1. Home
  2. Pesquisa Origem e etimologia dos sobrenomes Italianos


Pesquisa Origem e etimologia dos sobrenomes Italianos


BRANCA | BRANCHI | BRANCO

Branca é difundida em todo o sul e na Sardenha, Branchi tem estoques na área de Brescia, área de Parma, área de Florença e na Toscana e Roma, Branco tem um pequeno estoque entre Verona e Vicenza, um em Roma e um em Caserta, deve derivar do nome medieval Branca ou Branco, em uma cartografia iudicati de 1106 em Teglio (SO) lemos: "... Signa manuum Ottoni de Cluri et Iohannis de Veridha e Venerandi de Pradho e Giaselberti Branco et Adammi testium. ...", em 1300 lemos em vez de: "... milhas Branca Frumentinus ...", mas também é possível uma derivação de nomes de lugares como Branca (PG) ou Branco (UD). aditamentos fornecidos por Giuseppe Concas BRANCA: sobrenome atualmente presente em todas as regiões italianas, com cepas mais ou menos consistentes: Roma 179, Specchia (Lecce) 139, Milão 91, Nápoles 55, Turim 48, Gênova 47, Messina 44, M. San Giovanni (R. Calabria) 36, etc. Tem significados diferentes, todos mais ou menos semelhantes: pata de animal, equipada com garras; mão gananciosa; tentáculo de polvo; ramos de garras; ramo de apoio de uma árvore; subdivisão, divisão, em ciências, literatura, arte, etc; etc. A palavra deriva do latim tardio = pata. Na língua sarda, o significado é semelhante ao italiano: branca = pata, ramo. Em brâncas ou melhor, em farrùncas = entre as mãos ou pernas, em um sentido depreciativo. É branco ou melhor é francas, eles são os ramos de gancho (gen. De ferro), que são usados para pescar algo que tenha caído no poço, por exemplo, o balde. Maria Farrànca, personagem das lendas e contos de fadas da Sardenha, é uma bruxa que rouba, agarra crianças. Um farrancàda é um giumella, um punhado cheio de areia, farinha, moedas ou qualquer outra coisa. O sobrenome está atualmente presente em 44 municípios da Sardenha: Sassari 140, Cagliari 49, Sennori 40, Ossi 28, Dorgali 26, Cheremule 25, etc. Nos antigos documentos da Sardenha, não encontramos o sobrenome Branca, se não ligado à Doria (Brancadoria) e sua poderosa família, de origem genovesa: o Doria desempenhou um papel muito importante na história medieval da Sardenha; o mais famoso deles foi talvez Brancaleone Doria, marido de Eleonora regina de Arborea (ver: Dizionario. Storico. Sardo. de Francesco Cesare Casula). Na história moderna, lembramos: Branca, Alfredo Pino, historiadora. Sua principal obra, "A política econômica do governo Savoy na Sardenha - 1773 - 1848"; e "Vida econômica de Savoy Sardinia". Outra famosa Branca foi Sebastiano (1738 - 1812), poeta nacional, conhecido na Sardenha por suas rimas na língua sarda, no dialeto de Sassari.

Fuente bibliográfica' "L'origine dei cognomi Italianim storia ed etimologia" di E. Rossoni disponibile online su: https://archive.org/


Compre um Documento Heráldico com o seu Brasão


Você pode estar interessado

Dossiês heráldicos
Aviso Prévio:
  • Se você comprar um de nossos documentos heráldicos uma nova análise precisa da pesquisa heráldica será realizada por um heráldico especialista e o documento será redigido em italiano ou inglês.
  • O brasão será verificado e, se necessário, redesenhado em estrita observância das regras heráldicas pelos nossos especialistas.

Branchi
Variações Sobrenome: Branco,Cranchi
Nobres: Italia (Toscana)
Nobreza: Nobili
Língua do texto: Italiano

Verba Volant, Scripta Manent
(As palavras voam, os escritos ficam)
Exemplos de documentos heráldicos
Compre agora um Documento Heráldico Profissional

Cada sobrenome tem uma história a contar
Imortalize seu sobrenome

Compre um Documento