1. Home
  2. Pesquisa Origem e etimologia dos sobrenomes Italianos


Pesquisa Origem e etimologia dos sobrenomes Italianos


PISCO | PISCOPELLO | PISCOPIELLO | PISCOPO

Pisco, muito raro, é napolitano, Piscopo também é típico do napolitano, mas com estoques também na região de Bari e na Sicília, Piscopello e Piscopiello são apulianos, da península de Salento em particular, todos derivam de apelidos originados do termo grego episkopos (bispo , superintendente) cobrar não necessariamente religioso reservado para aqueles que tinham responsabilidades de comando na comunidade. Encontramos vestígios deste sobrenome em uma carta de indulto de Roberto D'Angiò datada de 12/06/1340: "... Principalmente clemência de censura iuris per lenitatis intuytum se amabiliter obicità rigorem iusticie cum moderamine librate provisionis emolit nec solum leves excessus abolet sed interdum sepulturas culpas mitigat et in facinoribus manifestis lenitive dispensat ... Guillelmus de Majnardo, Petrus Piscopus, Nicolaus Piscopus, Guillelmus de Bonofilio ... ". adições fornecidas por Giovanni Grimaldi Piscopo é um sobrenome muito comum na Campânia, mas também difundido em Puglia, Sicília e Lazio, como também presente no norte da Itália. Esse sobrenome deriva da aférese do termo Episcopro, que em grego designava inspetor e que, na terminologia eclesiástica, era encaminhado ao bispo de uma diocese. Nesse sentido, podemos supor, portanto, que descendiam de um bispo (uma vez que alguns deles na idade das trevas da alta Idade Média tinham filhos) ou que vinham de uma área que era a sede de um bispado (Episcopium). O sobrenome aparece no entanto em vários atos já nos séculos XII-XIII em Puglia e na Campânia. Podemos, no entanto, notar que no século XII existiu em Cápua (episcopal ver) uma família De Episcopal e no século XIII. existiu em Aversa (outro ver episcopal) a família nobre De Episcopo e De Archiepiscopo, enquanto temos notícias em Nápoles no século XIII. de outra família de Piscopo (na Piazza S. Maria Maggiore), a que pertenceu Pandolfello Piscopo Alopo (+1416), o Grande Camerlengo de Giovanna II. Mas uma família de Piscopo foi atestada desde o século XIII. também em Arzano (Na), onde Piscopo ainda é o sobrenome mais comum.

Fuente bibliográfica' "L'origine dei cognomi Italianim storia ed etimologia" di E. Rossoni disponibile online su: https://archive.org/


Compre um Documento Heráldico com o seu Brasão


Você pode estar interessado

Dossiês heráldicos
Aviso Prévio:
  • Se você comprar um de nossos documentos heráldicos uma nova análise precisa da pesquisa heráldica será realizada por um heráldico especialista e o documento será redigido em italiano ou inglês.
  • O brasão será verificado e, se necessário, redesenhado em estrita observância das regras heráldicas pelos nossos especialistas.

Piscopo
Nobres: España - Italia - Malta (Comunitat Valenciana - Campania - Sicilia)
Nobreza: Señores - Familia Noble
Língua do texto: Español

Verba Volant, Scripta Manent
(As palavras voam, os escritos ficam)
Exemplos de documentos heráldicos
Compre agora um Documento Heráldico Profissional

Estamos realizando o maior arquivo digital mundial de brasões
Certifique-se de que sua família estará nela

Compre um Documento